quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

NADA ERA NADA MESMO


O Nada é um tipo de ideia da consciência, um vazio que faz o ser fugir, escapar de si mesmo em busca de algo para preencher-se?! Ou o Nada significa o vazio que há fora da gente, independente de pensamento ou ideia?! As coisas concretas são imagens que habitam nosso pensamento, como ideias, fazendo movimentos constantes para existirmos, sermos humanos estando na realidade que nos cerca! O poeta João Cabral de Mello Neto escreveu " Os vazios do homem, ainda que sintam a uma plenitude .....contêm nadas, contêm apenas vazios: (...)os vazios do homem ou o vazio inchado: ou o vazio que inchou por estar vazio"!
Escrever preenche esse vazio, um nada pertencente à natureza do ser existente; um "vazio inchado" pelo nada que é a consciência, que pesa por querer estar em movimento de ideias! A Liberdade do ser empurra à ação de idealizar frases, um paradoxo do ser humano; esta condição humana antagoniza com o ser das coisas materiais, pois realizar a escrita é expressar a imaterialidade do pensar, que se faz real por estar delineada em letras na tela (ou papel).
Pensar as palavras deixadas pelos pensadores ajuda muito; o filósofo Montaigne escreveu em seu ensaio "Filosofar é aprender a morrer": "Qualquer que seja a duração de nossa vida, ela é completa. Sua utilidade não reside na quantidade de duração e sim no emprego que lhe dais. Há quem viveu muito e não viveu. Meditai sobre isso enquanto o podeis fazer, pois depende de vós, e não do número de anos, terdes vivido bastante"! Pois é, a ação de viver depende de como agimos para fazer-se presente, a morte sempre espreita como um nada a visitar o real e esvaziar tudo.

6 comentários:

Juliana Moura. ♥ disse...

Belo post professor!
Adorei o novo visu do blog.

Isadora Camargo disse...

Olá, faz tempo que não cumpro a arte de bloguear! Adorei a nova cara do seu blog! Adorei mais ainda a postagem, pensei bastante em NIILISMO, em como escrever preenche esse vazio de verdade e o quanto J.C. Melo disse...Parabéns! Abraços!

Isadora Camargo disse...

*Mello, faltou um L! ;)

Unknown disse...

Sou aluno de professor walmir e soube de seu blog poque ele comentou com a gente. Como eu sempre visito o blog de teacher para estudar reolvi ver o do senhor. Gostei e é mesmo como ele disse muito legal porque faz a gente pensar. Gostei, sou Henrique.

Unknown disse...

Professor Walmir pediu entrar e comentar. Achei bacana e concordo com Henrique faz pensar.

Joice Almeida disse...

hummmm sofri demais com esse vazio todo..
kkkk
parabéns Prof